A automatização mesmo em constante evolução não é algo novo na indústria, ainda na revolução industrial processos que antes eram feitos de forma manual foram substituídos por máquinas, tornando os processos mais repetitivos rápidos e diminuindo os erros.
Com o avanço da tecnologia esse processo muda de forma, podendo ser feito e administrado de forma remota a partir de softwares. O que antes era preciso acompanhar de perto agora as informações do processo podem ser passadas para gestores e diretores sem intermédio humano. Porém essa tecnologia não se limita apenas a economia de tempo e dinheiro ela possibilita atividades mais perigosas que não podem ser feitas por humanos (robôs controlados e programados).
TIPOS DE AUTOMAÇÃO:
· Automação fixa: A automação fixa não tem mudança em seu modo de produção se mantendo a mesma em todo o processo, sua principal qualidade é o ganho de produtividade;
· Automação programável: Essa automação pode ou não ser ligada com a fixa dependendo de um controlador programável que irá ditar o rumo da produção a distância, sua principal qualidade é a possibilidade de mudança na produção mesmo que esteja no meio do processo;
· Automação flexível: Esse tipo é bem dinâmico e permite a mudança do produto produzido no processo, a sua qualidade é o aumento de possibilidades.
A automatização não se limita apenas a indústria convencional podendo se estender até outros setores como alimentício, transporte, logístico, energia etc.
IMPORTANCIA DA AUTOMATIZAÇÃO:
· ampliar a produtividade;
· integrar diferentes setores;
· reduzir custos de produção;
· aumentar a qualidade das entregas;
· garantir a segurança dos profissionais;
· diminuir as chances de falhas na operação;
· simplificar processos rotineiros e manutenções.